SEÇÕES

Conheça as 11 plantas mais venenosas e mortais; fique longe delas! - 1. Ricinus communis (mamona)

Em geral, a toxina desses vegetais serve para protegê-los de predadores, mas ela também consegue matar humanos desavisados. - 1. Ricinus communis (mamona)

Slide 12 de 12

1. Ricinus communis (mamona)

Siga-nos no

Quem nunca brincou de tacar mamona nos amigos? Sabia que, na verdade, você estava jogando granada nos outros? Não é para tanto, mas a planta que pode ser encontrada em qualquer matagal brasileiro contém uma grande quantidade da toxina ricina.

Embora o processo de extração do veneno seja um tanto complexo, em Las Vegas as autoridades descobriram uma boa quantidade da substância em um quarto de hotel, em fevereiro de 2008. As investigações apontaram que a KGB utilizava o componente para silenciar permanentemente a oposição.

Uma semente crua de mamona é suficiente para causar uma morte sofrida, agonizante e repleta de dores. Os primeiros sintomas da intoxicação aparecem logo nas primeiras horas depois do envenenamento, o que inclui a sensação de queimação na garganta e nos olhos, dores abdominais, bem como diarreia e vômito com sangue. O processo é incontrolável e só termina quando a vítima falece por desidratação.

Um fato curioso é que os humanos são os mais sensíveis em relação às sementes, bastando de uma a quatro para pôr fim a um adulto, 11 para matar um cachorro e 80 para assassinar um pato. Levando isso em consideração, as mamonas estão em primeiro lugar no livro dos recordes como as plantas mais venenosas do planeta.

Com informações do Mega Curioso.

Slide 12 de 12
Carregue mais