Conheça as tradições e simpatias de Santo Antônio, o santo casamenteiro

Dia de Santo Antônio é comemorado no dia 13 de junho, atraindo fiéis e perpetuando tradições e simpatias.

Avalie a matéria:
Conheça as tradições e simpatias de Santo Antônio, o santo casamenteiro celebrado no dia 13 de junho | Google

Santo Casamenteiro: O dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, é celebrado hoje, quinta-feira (13). Símbolo de casamentos e uniões duradouras, Santo Antônio através de gerações fiéis, que seguem tradições e simpatias em busca de encontrar o verdadeiro amor. O pároco Monsenhor Ivonio Cassiano, da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, diz que Santo Antônio ganhou fama de casamenteiro por sempre atender com simplicidade e dedicação as pessoas que lhe procuravam para pedir conselhos relacionados ao casamento e questões familiares.

Simpatias e tradições do santo casamenteiro

O dia de Santo Antônio é precedido por um itinerário que dura 13 dias, denominado de Trezena de Santo Antônio. "Embora o foco da Trezena não sejam as simpatias, a religiosidade popular alimenta a crendice de que alguns ritos realizados ajudarão o santo a concretizar o milagre desejado", diz o pároco Cassiano. Confira algumas tradições e simpatias que são realizadas pelo Brasil pela crendice popular:

Encontrar aliança ou medalha na fatia de bolo

A pessoa que encontrar uma aliança ou então uma  medalha na fatia do bolo de Santo Antônio viverá um grande amor ou irá se casar em breve. Os fiéis também têm o costume de amarrar uma fita de Santo Antônio no braço e pedir uma graça.

Descobrir o nome da pessoa com quem vai casar

A simpatia para saber o nome do futuro marido ou esposa requer que a pessoa escreva o nome dos possíveis candidatos em pedaços de papel e os dobre. "Então, se coloca os pedaços de papel em um prato branco com água à meia-noite do dia 12 de junho e o deixa passar a madrugada sob o sereno. No dia seguinte, o papel mais aberto indica o nome do futuro pretendente", explica Josy.

Colocar o Santo de cabeça para baixo

E entre as simpatias mais típicas de Santo Antônio aparece a de amarrar uma fita branca à imagem do Santo e deixá-la guarda de cabeça para baixo dentro do guarda-roupas, fazendo um pedido para encontrar o amor no prazo de três meses na noite do dia 13 de junho.

Sonhar com a pessoa com quem vai casar

Para quem deseja vislumbrar o rosto do futuro marido ou a sua futura esposa, tem a simpatia da cultura popular em que a pessoa deve pegar três flores de jasmim gardênia e amarrá-las em uma fita branca na noite do Dia dos Namorados. Essas flores devem ser levadas para o quarto e, antes de dormir, precisa fazer um pedido para sonhar com a sua "alma gêmea". E ao acordar, no dia 13 de junho, a pessoa deve retirar uma pétala de cada flor e fervê-la em água.

Depois, com a água fervida com as pétalas das gardênias devem ser colocadas em um recipiente a parte e, após terem esfriado, deve-se derrama-las sobre a cabeça de quem realizou a simpatia. Reza a lenda que a pessoa que realizar essa simpatia terá a intuição potencializada e, dentro de sete dias, vai sonhar com aquele ou aquela com quem irá casar.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES