SEÇÕES

Conheça as tradições que são a marca registrada do Natal pelo mundo afora - Desfile de Krampus, Áustria e Alemanha

Em alguns países, uma mesa cheia de pratos deliciosos ou presentes sob a árvore decorada não refletem todo o espírito do Natal. - Desfile de Krampus, Áustria e Alemanha

Slide 1 de 10

Desfile de Krampus, Áustria e Alemanha

Siga-nos no

Segundo a lenda, uma criatura muito mais alta que um humano, com longos chifres, pelos e língua vermelha, saía durante a noite de 5 de dezembro para capturar as crianças mal comportadas. Trata-se do Krampus, uma entidade que, ao contrário do Papai Noel, raptava os pequenos para levá-los ao inferno e castigá-los. Ele anunciava sua chegada com o som de correntes e sinos que eram arrastados pelo chão, numa estratégia para assustar suas vítimas.

O desfile de Krampus era uma tradição muito popular em alguns países europeus, mas essa tradição foi deixada de lado durante a Segunda Guerra. Há alguns anos, o costume de se fantasiar como o temível Krampus e desfilar pelas desses países (sobretudo Alemanha e Áustria) foi retomado, e é visto como uma espécie de prévia do Natal. Hoje, as crianças não têm mais medo do Krampus, e sim o veem como uma pitoresca figura folclórica. Por isso, na noite de 5 dezembro acontecem nas ruas a celebração do Krampusnacht, ou “Noite de Krampus”, uma festa na qual tanto adultos e crianças acompanham o desfile de gente fantasiada arrastando correntes e sinos.

Slide 1 de 10
Carregue mais