Conheça cinco personagens autistas que fazem sucesso na TV - Sheldon Cooper, The Big Bang Theory

No Dia do Orgulho Autista (18 de junho), separamos cinco personagens de séries que mostram a rotina da pessoa autista e ajuda a entender o espectro. - Sheldon Cooper, The Big Bang Theory

Slide 3 de 6
Avalie a matéria:

Sheldon Cooper, The Big Bang Theory

Sheldon Cooper, um dos personagens principais e mais inteligentes do seriado The Big Bang Theory, apresenta sintomas característicos da síndrome de Asperger, que é um grau leve de autismo.

Dentro do contexto da série, o personagem vivido pelo ator Jim Parsons é extremamente inteligente, mas tem dificuldade de lidar com situações consideradas simples no cotidiano, como a de socializar e entender ironias, por exemplo, além de ter comportamentos compulsivos e repetitivos que, às vezes, incomodam quem está ao seu redor. Um exemplo: Sheldon precisa sempre bater três vezes na porta. 

Seu cotidiano é cheio de regras, ele raramente compreende piadas e em diversas situações é considerado egocêntrico. Para muitos profissionais, esses sintomas, aliados à dificuldade sentir-se à vontade em atividades de cunho social, seriam indícios de sua condição de pessoa que tem síndrome de Asperger.

Quando uma pessoa está sofrendo emocionalmente, Sheldon a prepara uma xícara de chá. Porém, isso não ocorre pela empatia que ele sente pelo caso, mas, sim, porque sua mãe uma vez o disse que sempre se oferece uma bebida quente a quem está triste. A dificuldade de empatia, de entender o que o outro sente e se colocar no lugar, também é uma característica de quem tem a síndrome de Asperger. 

Fonte: Mundo Psicólogos



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES