Criança de 7 anos morre após ser infectada por ameba comedora de cérebro

O protozoário chamado Naegleria fowleri geralmente é encontrado em água doce, com temperaturas altas e sem movimento.

Criança de 7 anos morre após ser infectado por ameba comedora de cérebro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um garoto, de apenas 7 anos, morreu no início deste mês após infecção por uma ameba comedora de cérebro. De acordo com familiares, o pequeno David Pruitt, que era morador da Califórnia, foi contaminado após brincar em um lago no condado de Tehama, no norte do estado.  

O protozoário chamado Naegleria fowleri geralmente é encontrado em água doce, com temperaturas altas e sem movimento. Lagos e rios são ideais para o contágio. Após entrar no organismo, pelo nariz, a ameba desenvolve no cérebro a doença chamada Meningoencefalite Amebiana Primária (PAM).

 David Pruitt (Foto: Reprodução/ Redes Sociais) 

De acordo com especialistas, os casos são extremamente raros e mortais. Desde 1971, o estado da Califórnia teve apenas 10 casos confirmados. Por outro lado, a doença é devastadora. O Centro de Controle de Doença dos Estados Unidos (CFC), notificou que apenas cinco crianças sobreviveram na América do Norte.

Garoto morre por ameba comedora de cérebro

A história de David comoveu familiares, amigos e apoiadores que acompanharam a luta do garoto contra a doença. Com sintomas, a criança foi levada ao Pronto-Socorro no dia 30 de julho, mas logo encaminhada para o UC Davis Medical Center, onde recebeu suporte de aparelhos e iniciou o tratamento.

Familiares criaram uma página de financiamento coletivo na internet onde pediam ajuda, orações e atualizavam amigos sobre o estado de saúde. Segundo os pais, a doença causou um grande inchaço cerebral no garoto

 David Pruitt (Foto: Reprodução/ Redes Sociais) 

A infecção ocorreu após a família visitar um lago em Tehama. Especialistas relataram que a ameba não é contraída ao beber água contaminada, e sim quando a o contato via nasal. Além disso, a doença não é contagiosa.

Entre os sintomas estão fortes dores de cabeça, febre, náuseas e vômitos. O grande risco está na evolução da doença, que geralmente causa a morte dos pacientes em até duas semanas, como no caso de David.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES