SEÇÕES

Cuidado! Confira os maiores erros na hora de tomar comprimidos - Dividir o comprimido em duas ou mais partes

Embora pareça uma prática descomplicada, a ingestão de medicamentos orais pode causar danos à saúde. - Dividir o comprimido em duas ou mais partes

Slide 2 de 4

Dividir o comprimido em duas ou mais partes

Siga-nos no

Para diminuir o tamanho da pílula, adaptar uma dosagem superior a da receita, fazer o medicamento durar mais dias ou até para atender a recomendação do próprio profissional da saúde, muitas pessoas adquiriram o hábito de dividir o comprimido em partes menores. 

De acordo com Jamar, porém, a prática está completamente errada. “Quando quebramos um comprimido, sempre há uma perda de uma parte substancial do medicamento, que se esfarela e dificilmente é recuperada e consumida. Embora pareça irrelevante, essa parcela faz parte da dosagem ideal”, comenta. 

Outro ponto importante é que, “muitas vezes o princípio ativo da formulação do medicamento está concentrada em níveis diferentes nas duas metades do comprimido”, explica. Ou seja, caso o paciente escolha tomar uma das metades com menos princípios ativos, a dosagem pode ser ineficaz. O mesmo pode acontecer de maneira inversa, causando uma superdosagem inesperada. 

Segundo Jamar, “o ideal é sempre procurar a dosagem que foi prescrita pelo profissional. Caso não encontre a proporção sugerida, deve-se procurar uma farmácia de manipulação. Em último caso quando há a necessidade de partir, prefira as marcas que tem sulcos nos comprimidos , aquela linha que facilita o corte”, explica. 

Carregue mais