O ex "bambam" da TV Globo durante cerca de 30 anos, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, era quem escolhia todas as produções da emissora. O diretor era conhecido pelo “feeling” e por acumular inúmeros acertos. Só que, até ele já errou. Em entrevista, o pai de Boninho apontou Espelho Mágico (1977) como a pior novela durante sua gestão. Ele, inclusive, revelou que foi contra sua produção. Ele disse
“A pior novela foi Espelho Mágico, uma coisa que eu fui contra, mas eu [quis] dar um voto de confiança às pessoas que acreditam naquilo e que achavam que era fantástico”.
Fracasso
Boni disse que a história escrita por Lauro César Muniz foi rejeitada pelo público. E acabou revelando: “Então essa novela era uma homenagem ao cinema americano, aos atores e às pessoas da televisão. Então tinha uma novela dentro da outra, [mas] foi um fracasso total, as pessoas não estavam interessadas em assistir. Nós tivemos que tirar do ar rapidinho. Ela estava prevista para durar seis meses, mas no terceiro mês já tinha uma nova”.