Dia das Crianças: Conheça nove garotas que inspiraram o mundo - Greta Thunberg

Com ideias e trabalhos inspiradores, elas mudaram a percepção das pessoas sobre aquecimento global, superação, racismo, preconceito, casamento forçado, fome e até guerra. - Greta Thunberg

Slide 3 de 9
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Greta Thunberg

A sueca de 16 anos acaba de receber o Right Livelihood Award, a premiação máxima da Anistia Internacional, apontada como um Prêmio Nobel da Paz alternativo. Em setembro, seu discurso na Cúpula do Clima das Nações Unidas, em Nova York (EUA), viralizou em todo o mundo. "Vocês roubaram os meus sonhos e a minha infância com suas palavras vazias e, mesmo assim, eu estou entre os mais privilegiados. Há pessoas sofrendo, há pessoas morrendo, ecossistemas inteiros estão à beira do colapso. Estamos no início de uma extinção em massa e tudo o que vocês falam é sobre dinheiro e os contos de fadas do eterno crescimento econômico. Como se atrevem?", disse, no trecho mais emblemático. 

Em 2018, a menina deu início ao seu protesto passando a se sentar sozinha em frente ao Parlamento da Suécia, em Estocolmo, todas as quartas-feiras, portando um cartaz com os dizeres "greve escolar pelo clima". Em pouco mais de um ano, sua atitude acabou estimulando milhões de jovens em todo o mundo a participar de protestos com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os efeitos das mudanças climáticas. Diagnosticada com Síndrome de Asperger, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), TOC (Transtorno Obsessivo-compulsivo) e mutismo seletivo, Greta reconhece algumas dificuldades, mas costuma afirmar que "ser diferente é um superpoder".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES