Dia do Patrimônio Histórico Nacional: conheça 7 riquezas do Piauí - Oeiras

De Norte a Sul o Piauí possui registros da própria história, que está escrita no patrimônio histórico brasileiro - Oeiras

Slide 4 de 7
Avalie a matéria:

Oeiras

Berço da colonização portuguesa no Piauí, a cidade de Oeiras teve seu surgimento motivado pela criação bovina. Em meados do século XVII, a criação de gado é empurrada pela Coroa Portuguesa para o interior, com o intuito de deixar as terras próximas ao litoral livres para o plantio da cana-de-açúcar, atividade mais lucrativa do Brasil Colônia à época. Com isso, a Coroa portuguesa doa terras no interior do nordeste para a povoação e criação bovina, em regime de sesmarias. 

Sendo assim, dezenas de desbravadores se adentraram pelas terras do interior nordestino ,em busca de terras apropriadas para criar gado. Um desses foi o português Domingos Afonso Mafrense e seu irmão Julião Serra, que são os responsáveis pela colonização das terras onde hoje se localiza o município de Oeiras e a fundação da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória.

Foi a primeira capital do Piauí, até que houve a transferência para Teresina. No dia 16 de agosto, 170 anos atrás, as autoridades brasileiras foram comunicadas da mudança. No entanto, a cidade permanece até hoje como uma das localidades mais tradicionais do Piauí, com uma forte cultura, sobretudo religiosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES