O Duolingo é um dos aplicativos queridinhos entre aqueles que querem aprender um novo idioma. Ao mesmo tempo existe a controvérsia se ele realmente é eficaz na aprendizagem ou não. O Duolingo funciona ou é mito?
Em recente estudo publicado no Curricula: Journal of Curriculum Development foram avaliados 20 pesquisas sobre o duolingo. O resultado apontou para seguinte conclusão: O app até funciona, mas muito menos do que muita gente imagina.
Existem autores que afirmam que o Duolingo é “particularmente efetivo na construção de vocabulário básico” e em apoiar “a compreensão de leitura e escuta em nível iniciante”.
Principalmente por causa do modelo gamificado, um dos principais motivos do sucesso do aplicativo, e das lições personalizadas. É por isso que tanta gente sente que está progredindo rapidamente nos primeiros meses de uso.
O estudo destaca que “os elementos gamificados aumentam o engajamento e promovem prática consistente”, algo essencial para quem aprende sozinho. Recursos como streaks, metas diárias e recompensas realmente fazem diferença no comportamento do estudante.
É POSSÍVEL SE TORNAR FLUENTE?
Quando o assunto é se tornar fluente, o aplicativo pode não ser a melhor opção. A pesquisa é direta: o Duolingo apresenta “falta de interação em tempo real, o que restringe o desenvolvimento de habilidades linguísticas avançadas”.
O app é ótimo para começar o aprendizado, mas não ensina a conversar, argumentar e compreender nuances, pontos essenciais para quem busca fluência. Até porque o app raramente traz aprofundamento em gramática, falas coloquiais e formas culturais.
COMPLEMENTO, NÃO SUBSTITUTO
A pesquisa aponta que o app deve ser utilizado como um complemento da aprendizagem e não substituto, ou seja, seu papel é o de ferramenta suplementar dentro do currículo, especialmente em modelos híbridos
Professores e aulas presenciais continuam indispensáveis para o domínio completo da língua.