É a treva! Saiba o que acontecerá com a Terra quando acabar o oxigênio - Vilão e mocinho

A perda de oxigênio está bem no extremo da sobrevivência. O corpo humano não tem um grande estoque de oxigênio, apenas alguns litros, e como você o usa depende de sua taxa metabólica - Vilão e mocinho

Slide 2 de 4
Avalie a matéria:

Vilão e mocinho

Um artigo científico de 31 páginas elaborado por especialistas da Universidade Cornell, publicado no jornal Astrobiology, revelou que o processo da Terra ficar sem ar será lento e gradual, e não de um dia para o outro. Isso faz parte de seu próprio passado, afinal, o planeta não possuía oxigênio no princípio.

Após 3,8 bilhões de anos, quando a superfície esfriou o suficiente para se tornar sólida, a vida mais precoce surgiu só alguns milhões de anos depois. Contudo, a atmosfera ainda não passava de uma mistura nociva de gases, como metano e amônia, hoje letais para a vida humana. A ciência acredita que o oxigênio se formou nos oceanos como um subproduto das cianobactérias durante o processo de fotossíntese.

No momento em que o ar foi preenchido com o elemento, ocorreu o chamado Grande Evento de Oxidação, uma catástrofe que tornou o ar mortal com o excesso de oxigênio, deixando uma faixa de ferrugem presa no registro geológico devido ao superenriquecimento.

O Sol foi responsável por moldar a atmosfera do planeta no que é hoje, ajudando no processo de criação de vida complexa. Contudo, ironicamente, é ele quem pode acabar matando a Terra no futuro.

Tópicos
SEÇÕES