Entenda como os ancestrais das aves sobreviveram a queda de meteoro

Aves não voltaram às árvores até que as florestas se recuperaram.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O impacto de um meteoro há 66 milhões de anos atrás extinguiu muitas espécies de animais. Porém, os ancestrais das aves modernas podem ter sobrevivido à queda do asteroide que acabou com as demais espécies da classe animal. E só teriam sobrevivido porque habitavam o chão das florestas.

Entenda

Baseada no estudo de plantas fossilizadas e em estudos ornitológicos, a mais nova teria ajuda a explicar como as aves acabaram por dominar o planeta. Ancestrais das aves que viviam no solo conseguiram resistir e ocuparam as árvores quando a flora se recuperou.

Os fósseis botânicos apontam que o asteroide causou o desflorestamento e a extinção da maioria das plantas com flores, destruindo o habitat de animais que viviam em árvores.

"Parece claro que ser uma ave de pequeno porte capaz de viver num mundo sem árvores teria proporcionado uma vantagem substancial para a sobrevivência após a queda do asteroide", explica Daniel Field, do Milner Centre for Evolution da Universidade de Bath, na Inglaterra.

Os estudiosos agregaram evidências para entender como os ancestrais dessa ave, semelhante a um perdiz, conseguiram evitar a extinção num momento particularmente sombrio da história planetária.

"Esclarecer essas histórias a partir de registros em rochas é um desafio quando a ação ocorreu há 66 milhões de anos, num período relativamente curto", diz Field, líder uma equipe de pesquisadores britânicos, americanos e suecos.

Descoberta

Foi descoberto ainda pelos estudiosos que, depois que as florestas ressurgiram, as aves começaram a se adaptar à vida em árvores, desenvolvendo membros mais curtos que ancestrais de habitat terrestre e características para agarrar galhos e ramos. Aves não voltaram às árvores até que as florestas se recuperaram, milhares de anos depois.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES