De acordo com especialistas, a falta de ar pode aparecer junto com sintomas mais comuns da Covid-19, como a tosse e o cansaço.
O infectologista Jean Gorinchteyn, do Instituto Emílio Ribas, explica que a falta de ar é um desconforto respiratório – normalmente, percebe-se que há alguma problema quando há mais de 20 respirações por minuto.
"Várias são as causas da falta no ar. Pode ser por uma obstrução na garganta ou nos brônquios que levam ar para o pulmão. Pode ser também por uma infecção no pulmão – seja por bactéria, seja por vírus – que faz com que a oxigenação dos pulmões seja comprometida", disse Gorinchteyn.
O infectologista afirma que é muito importante observar, junto com a falta de ar, a pessoa apresenta lábios ou pontas dos dedos roxas – ou ainda retração da musculatura do tórax, entre uma costela e outra, ou da fúrcula, que fica logo abaixo da garganta. "Esses são os sinais que nos preocupam."
Segundo o pneumologista Cássio Ibiapina, a queixa de falta de ar é um sintoma comum em doenças cardíacas e pulmonares, e é sempre um sinal preocupante.