A maior escada rolante do mundo, localizada na China, envolve 13 ruas de uma movimentada ladeira de Hong Kong, tendo restaurantes famosos entre os moradores locais, como o Lan Fong Yuen e o Mak's Noodle. Estamos falando da Central Mid-Levels, que começa na Queen's Road Central e termina na Conduit Road. São 16 escadas e três esteiras rolantes. Para atravessá-la por completo, são necessários pelo menos 20 minutos.
Qual é o tamanho da maior escada rolante do mundo?
No total, de acordo com o Departamento de Transportes de Hong Kong, são 800 metros de comprimento reversíveis de sentido único. Ou seja, o mecanismo não é formado por apenas uma longa escada, permitindo que os cerca de 99 mil pedestres que transitam por ela diariamente tenham acesso a entradas e saídas em vários pontos.
Quanto custou a maior escada rolante do mundo?
Inaugurado nos anos de 1993, à época, o empreendimento custou cerca de US$ 30 milhões para ser erguida. Na atual cotação do dólar, o empreendimento hoje sairia por mais de R$ 170 milhões. Segundo a BBC, o orçamento inicial planejado para a construção do projeto foi ultrapassado mais de seis vezes ao longo do processo.
Como é um passeio pela escada rolante?
Todo o trajeto é coberto, para proteger quem utiliza a escada tanto em dias de sol como durante a chuva. Quem administra é o Departamento de Serviços Elétricos e Mecânicos, a escada funciona diariamente e opera em sentido único, mas com horários alternados. Das 6h às 10h, ela desce, para facilitar o trajeto da população aos seus locais de trabalho; enquanto das 10h à meia-noite, ela sobe, para atender os que se deslocam de volta para suas casas.