A instalação em formato de Papai Noel, em Londrina (norte do Paraná), foi reconhecida como a maior do mundo pelo Guinness World Records. A medição e a confirmação oficial ocorreram nesta sexta-feira (5). A estrutura impressiona: são 27 metros de altura, 15 toneladas e cerca de 450 mil lâmpadas de LED. O investimento na decoração, instalada no Lago Igapó II, foi de R$ 1.890.000,00, conforme a licitação.
Medição Oficial e Certificação Internacional
Segundo o município, o processo de validação contou com um medidor oficial, indicado pelo Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Cecal), além da presença de duas testemunhas. O relatório técnico foi encaminhado à juíza Susana Reynes, do Guinness World Records, que confirmou o recorde durante o evento realizado no principal cartão-postal da cidade.
Construção e Custos do Projeto
A inscrição do recorde foi conduzida pela empresa Ativa Luzes, responsável pela construção do Papai Noel gigante. Ao todo, foram gastos R$ 148 mil no processo de homologação, de acordo com informações da prefeitura.
Recorde Superado em Portugal
Com a certificação, o Papai Noel londrinense superou o até então recordista, localizado em Águeda, Portugal, que possui 21 metros de altura e 9 metros de diâmetro.
(Com informações do g1/PR/RPC Londrina)