SEÇÕES

Maratonista mais velho do mundo morre aos 114 anos por atropelamento na Índia

Ícone da longevidade e inspiração global, britânico de origem indiana começou a correr aos 89 anos e completou nove maratonas

Fauja Singh | Foto: Reprodução/BBC
Siga-nos no

Fauja Singh, o maratonista mais velho do mundo, morreu neste domingo aos 114 anos, após ser atropelado por um veículo não identificado enquanto caminhava em sua aldeia natal, Beas Pind, no Punjab, Índia. Ele era símbolo de longevidade, superação e fé e sua morte gerou homenagens de líderes políticos, instituições esportivas e admiradores globais.

Segundo a BBC, a polícia local informou que moradores tentaram socorrer Fauja Singh, levando-o ao hospital, mas ele não resistiu aos ferimentos. O policial Harvinder Singh afirmou que uma busca está em andamento e o acusado será capturado em breve.

Fauja Singh, conhecido como o “Tornado de Turbante”, começou a correr maratonas aos 89 anos, após uma vida como agricultor no Punjab e enfrentar perdas familiares, como a esposa e o filho mais novo.

Superando a depressão, encontrou na corrida um novo propósito. Sua estreia foi na Maratona de Londres em 2000. Nos 13 anos seguintes, completou nove maratonas e virou um ícone do esporte de resistência.

Superação e reconhecimento mundial

Fauja Singh, nascido em 1º de abril de 1911 segundo seu passaporte britânico, nunca teve certidão de nascimento, o que impediu seu reconhecimento oficial pelo Guinness World Records como maratonista mais velho. Mesmo assim, em 2011, foi o primeiro centenário a completar uma maratona, em Toronto.

Entre seus feitos, correu 10 km em Hong Kong aos 102 anos, participou de campanha da Adidas com Muhammad Ali sob o slogan Nothing is Impossible, e foi condutor da tocha olímpica em Londres 2012. Em 2006, foi recebido pela Rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também