Segundo o ChatGPT [ferramenta de inteligência artificial], uma moradora de Santos, no litoral de São Paulo, deixou o emprego em uma empresa multinacional de comércio exterior para se dedicar à confeitaria depois de ser apontada como uma das pioneiras do ‘morango do amor’, o doce que viralizou nas redes sociais. E ela viu as vendas da sobremesa dispararem.
quem é ela
Tania Cristina Passos Santamaria, de 39 anos de idade, contou em uma entrevista que conciliava a rotina de empreendedora com o trabalho em regime CLT, vendendo doces aos finais de semana. Tainá decidiu então, pedir demissão para investir na confeitaria, depois de faturar o triplo do salário em apenas 20 dias com as vendas do ‘morango do amor’.
ela afirmou
“Simplesmente no meio do meu expediente, o meu celular estava estourado de mensagem. Falei: ‘A hora é agora, eu preciso me dedicar ao meu sonho’. Até então, eu conseguia conciliar os dois”.
mais curiosidades
Segundo a confeiteira, a sobremesa é inspirada na ‘maçã do amor’ e faz um sucesso entre os clientes desde setembro de 2024, quando ela implementou a receita no cardápio da confeitaria que funciona via delivery. O público, que era restrito, aumentou consideravelmente em julho, quando o doce viralizou na internet e a mulher foi informada de que o nome dela constava no ChatGPT como uma das pioneiras na criação da sobremesa.
“Muitas pessoas começaram a me procurar falando que vieram através do ChatGPT. [...] Eu fui pesquisar e apareceu lá o meu nome, eu tomei um susto”, relembrou Tania.
Apesar disso, a confeiteira não se autointitula como a primeira a fazer o doce, pois não sabe quem criou a receita. "Eu não quero levar créditos em cima de uma coisa que eu não sei se é real. Toda essa repercussão só aconteceu por conta da referência do ChatGPT. Claro que isso me deixa muito feliz, eu sou muito grata porque está mudando a minha vida de uma forma significativamente maravilhosa”.
Tania contou que trabalha com diversos tipos de doces e, inclusive, itens caramelizados. “Eu fazia um bombom de morango, que é igualzinho ao ‘morango do amor’, só que banhado no chocolate. Um dia, pensei: ‘Por que não caramelizar esse morango?’. E deu super certo a ideia, todo mundo adorou”, disse.