SEÇÕES

Nasa divulga imagem do maior iceberg do mundo prestes a entrar em colapso

Iceberg A-23A, à deriva desde 1986, começou com 4 mil km², mas agora tem cerca de 1,1 mil km²

Cientistas dizem que o iceberg pode estar a poucos dias ou semanas de se desintegrar completamente | Foto: Divulgação/Nasa
Siga-nos no

A Nasa, agência aeroespacial dos Estados Unidos, divulgou na última quinta-feira (8) uma imagem impressionante do maior iceberg do mundo, o A-23A, que está prestes a entrar em colapso no Oceano Atlântico Sul, entre o leste da América do Sul e as ilhas Geórgia do Sul.

O A-23A se separou da Antártida em 1986. Na época, possuía cerca de 4 mil km², área mais que o dobro da cidade de São Paulo e próxima à extensão do Distrito Federal. Desde então, o iceberg vem perdendo massa e atualmente mede aproximadamente 1.181 km², tamanho semelhante ao da cidade do Rio de Janeiro.

IMAGENS REVELAM DERRETIMENTO ACELERADO

A imagem de satélite, captada em 26 de dezembro, mostra o iceberg encharcado, com extensas poças de água azul derretida espalhadas pela superfície. No dia seguinte, um astronauta da Estação Espacial Internacional registrou imagens ainda mais próximas, revelando acúmulos de água ainda maiores.

“EXPLOSÕES” INTERNAS ACELERAM A DESINTEGRAÇÃO

Segundo o pesquisador Ted Scambos, da Universidade do Colorado, as áreas azuladas indicam eventos contínuos de desintegração.

“O peso da água acumulada nas rachaduras força o gelo a se abrir”, explicou ao site da Nasa.

Também é possível observar uma linha branca ao redor do iceberg, que funciona como um tipo de ‘baluarte-fosso’, padrão causado pela curvatura do gelo à medida que suas bordas derretem na linha d’água.

FISSURAS E RISCO DE COLAPSO TOTAL

A imagem indica a presença de uma grande fissura, possivelmente resultado do que o cientista aposentado Chris Shuman, da Universidade de Maryland, descreve como uma “explosão” interna. Nesse processo, o peso da água acumulada no topo cria pressão suficiente para romper as bordas do iceberg, permitindo que a água derretida se espalhe por dezenas de metros até o oceano.

DIAS OU SEMANAS PARA O FIM

Os cientistas afirmam que os sinais indicam que o A-23A pode se desintegrar completamente em poucos dias ou semanas.

“Certamente não espero que o A-23A dure até o fim do verão do hemisfério Sul”, afirmou Shuman.

Atualmente, o iceberg já está em águas com cerca de 3 °C e sendo empurrado por correntes oceânicas em direção a regiões ainda mais quentes, o que deve acelerar sua erosão e colapso final.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também