Os chocolates são alimentos muito sensíveis às mudanças de temperatura, principalmente ao calor. Eles derretem facilmente, perdem a forma e ficam praticamente impossíveis de comer quando isso acontece. Então, a melhor saída é guardar o chocolate na geladeira, né?
Bom, não é bem assim. A temperatura ideal para armazenar chocolates é entre 12º C a 21 º C, o que muitos chamam de temperatura ambiente. Contudo, essa não é a realidade da “temperatura ambiente” no Brasil na maior parte do tempo. Por isso, o mais indicado é armazená-los em locais com a temperatura devidamente controlada. O problema é que isso é quase impossível fora das fábricas e lojas.
Na sua casa, o ideal é deixá-lo no lugar mais fresco possível, longe do sol e do calor. Por exemplo, você não vai guardar perto do fogão, do forno ou da air fryer. Porém, em dias muito quentes, não tem jeito: será necessário guardar na geladeira. A dica é retirá-lo alguns minutos antes de comer, deixando-o amolecer um pouco.
E não esqueça: se você abriu um chocolate, não comeu tudo e vai guardar na geladeira, não esqueça de embrulhá-lo novamente. O melhor é papel-chumbo, mas caso não tenha, coloque em um recipiente vedado. Como o chocolate também é sensível a odores, isso impede que os cheiros da geladeira impregnem nele. Já pensou comer chocolate com gosto de alho? Ninguém merece.