Uma nova espécie de aracnídeo foi descoberta e batizada com o nome de Ednardo Martins, fotógrafo quilombola mineiro que trabalha como colaborador na Reserva Biológica (Rebio) da Mata Escura, localizada em Jequitinhonha e Almenara, no norte de Minas Gerais. O fato foi publicado no periódico Zootaxa, no início de janeiro.
PRIMEIRA FOTOGRAFIA E HOMENAGEM
O primeiro registro fotográfico da nova espécie de opilião foi feito em 2023 por Ednardo, nascido e criado no Quilombo Mumbuca. Os pesquisadores Adriano Kury e Alexia Granado, responsáveis pela descoberta, decidiram homenagear o fotógrafo, dando à nova espécie o nome de Cajango ednardoi.
Em seu perfil, o profissional relatou sua trajetória e a busca por conhecer e observar a natureza. Na postagem sobre a espécie nova, ele escreveu:
Eu sabia que havia muita coisa pra ser mostrada e que havia grande chance que eu pudesse encontrar também espécies novas dentro da Mata Escura. Fiz bastante registros incríveis. Mamíferos, anfíbios, répteis, plantas e principalmente muitas aves. Inclusive primeiro registro pra Minas Gerais. [...] Eu já tinha ouvido falar de um bicho muito raro que poderia ter por aqui. Um opilião. No dia 29/03/2022 eu registrei.