O mistério por baixo das centenas de crateras abertas na Croácia - Processo geológico lento

A primeira cratera apareceu em 5 de janeiro, seis dias após um terremoto de magnitude 6,4 atingir a área em torno da cidade vizinha de Petrinja. - Processo geológico lento

Slide 3 de 5
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Processo geológico lento

Embora a parte costeira da Croácia pertença ao Carste Dinárico, que abriga milhares de cavernas de calcário profundas e centenas de espécies endêmicas de cavernas, as formações de calcário subterrâneas também se estendem para o interior sob o centro do país.

Quando a bacia da Panônia se desconectou do Mediterrâneo devido à mudança nas massas de terra há cerca de 11 milhões de anos, ela se tornou um grande lago. Os rios lentamente o encheram com lodo, areia e cascalho, formando as vastas planícies dos dias atuais. Consequentemente, cerca de 10 a 15 metros de terra, pedras e argila estão depositados no topo da rocha porosa abaixo dos vilarejos de Mečenčani e Borojevići.

A ameaça, porém, era difícil de detectar. Algumas crateras esporádicas apareceram antes, mas de acordo com os moradores locais, muito raramente. Os terremotos aceleraram alguns processos já em andamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES