O que acontece com seu corpo quando você bebe café?

A cafeína é um estimulante potente

Café | Fatos Desconhecidos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Será que podemos dizer que o café é a bebida preferida de 9 de cada 10 pessoas? Se não, é algo perto disso. Alguns bebem pelo gosto, outros adquiriram o hábito e agora não conseguem parar. E têm ainda aqueles que bebem porque acreditam que o café fornece a eles energia para aguentar a rotina de obrigações. Para muita gente, café é igual cerveja, um gosto adquirido. No começo, não se gosta muito, quando se vê, já não consegue mais ficar sem. Mas, independentemente das motivações de cada um, o fato é que o café é uma bebida com poderes mágicos.

No entanto, você já se perguntou alguma vez o que o café faz no seu corpo depois de tomar a sua xícara de manhã? Saiba que essa bebida quentinha tem efeito desde o seu cérebro até as suas entranhas, e funciona em todo o seu corpo. Como o grãozinho "mágico" do qual vem um feijão, ele é rico em fitonutrientes e polifenóis. Acredita-se que esses compostos químicos encontrados em plantas têm benefícios antioxidantes. Mas as pessoas geralmente só estão atentas à cafeína. Muita gente não sabe sobre todas as outras propriedades presentes em sua composição e os seus efeitos.

Efeitos positivos

Isso todo mundo sabe, o café funciona como um ótimo estimulante natural que aumenta o estado de alerta e energia. Não é por acaso que as pessoas sempre recorrem ao café quando estão muito cansadas. E esse efeito pode ser percebido rapidamente. Em menos de 10 minutos, a cafeína já começa a trabalhar.

Com o aumento da atividade cerebral, aumenta também a liberação de adrenalina, e é quando acontece aquela explosão de energia e atenção relacionada à uma xícara de café matinal. Estudos também apontam que o consumo frequente de cafeína está ligado a um aumento na memória.

Outro fator positivo da cafeína é que ela afeta diretamente os nossos centros de prazer, melhorando o nosso humor e, consequentemente, gerando um vício. Nem sempre o seu hábito está ligado ao sabor da bebida, muitas vezes, pode ser mais pelas sensações de prazer que ela te causa.

Efeitos negativos

Assim como a maioria das drogas, a cafeína também aumenta os níveis de dopamina no cérebro, o que pode melhorar o nosso humor e aumentar a felicidade. O que também pode causar uma dependência. E como sabemos, tudo aquilo que é em excesso, acaba fazendo mal. Para os bebedores diários, esse hábito pode criar uma dependência que apresentará sintomas de abstinência, como mal humor e dores de cabeça.

Além disso, beber muito café pode causar insônia. "Se você toma cafeína no final do dia, pode realmente predispor você a desenvolver insônia ou piorá-la se você já a tiver", afirma Rachel Salas, médica especialista em medicina do sono. Se você já tem uma predisposição a desenvolver insônia, o hábito de tomar café pode resultar em um problema crônico. Não é como se você não pudesse mais tomar a bebida de jeito nenhum. Salas sugere interromper o consumo por volta de meio-dia para evitar esse problema.

O café em excesso também pode impactar negativamente na saúde mental do indivíduo. Estudos já mostram que altas doses de cafeína podem aumentar a ansiedade e os ataques de pânico. Pessoas que sofrem com esse tipo de problemas tendem a ser mais sensíveis o que pode alterar facilmente o seu estado emocional e o humor, já que atrapalha a química do cérebro, podendo causar nervosismo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES