O que essas cobras fazem vai te deixar impressionado - 6. Veneno de cobra pode ajudar a prevenir derrame

As cobras estão entre os animais mais temidos do planeta. Existem mais de 3.000 espécies diferentes, desde a serpente de barbados de quatro polegadas até a anaconda de 40 pés. Esses vertebrados escamosos e sem pernas, encontrados em quase todos os biomas , podem deslizar, nadar e até voar. Algumas cobras nascem com duas cabeças, enquanto outras podem se reproduzir sem machos . Suas qualidades únicas os tornam alguns dos animais mais estranhos encontrados em qualquer lugar do mundo. - 6. Veneno de cobra pode ajudar a prevenir derrame

Slide 6 de 7
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

6. Veneno de cobra pode ajudar a prevenir derrame

Os pesquisadores estudam o veneno de cobras na esperança de desenvolver tratamentos futuros para derrame, doenças cardíacas e até câncer . O veneno de cobra contém toxinas que têm como alvo uma proteína receptora específica nas plaquetas sanguíneas . As toxinas podem impedir a coagulação do sangue ou causar o desenvolvimento de coágulos. Os pesquisadores acreditam que a formação irregular de coágulos sanguíneos e a disseminação do câncer podem ser evitadas através da inibição de uma proteína plaquetária específica. 

A coagulação do sangue ocorre naturalmente para interromper o sangramento quando os vasos sanguíneos são danificados. A coagulação inadequada das plaquetas, no entanto, pode levar a ataque cardíaco e derrame. Os pesquisadores identificaram uma proteína plaquetária específica, CLEC-2, que não é apenas necessária para a formação de coágulos, mas também para o desenvolvimento de vasos linfáticos , que ajudam a evitar o inchaço dos tecidos . Eles também contêm uma molécula, a podoplanina, que se liga à proteína receptora CLEC-2 nas plaquetas, da mesma forma que o veneno da cobra. A podoplanina promove a formação de coágulos sanguíneos e também é secretada pelas células cancerígenas como defesa contra células imunológicas. Pensa-se que as interações entre CLEC-2 e podoplanina promovem o crescimento do câncer e as metástases. Compreender como as toxinas do veneno de cobra interagem com o sangue pode ajudar os cientistas a desenvolver novas terapias para aqueles com formação irregular de coágulo sanguíneo e câncer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES