Pesquisa conclui que maconha melhora a memória do usuário idoso

O resultado da pesquisa realizada com ratos por cientistas da Universidade de Bonn

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se os efeitos do uso prolongado da maconha sobre nossa memória pode efetivamente ser prejudicial, uma pesquisa realizada por uma universidade alemã concluiu que a idade é um fator determinante para tal equação – e que, sobre usuários mais velhos, o efeito do THC pode ser o contrário, aguçando, impulsionando e melhorando a memória do usuário idoso.

Esse ao menos foi o resultado da pesquisa realizada com ratos por cientistas da Universidade de Bonn. Para tal, o experimento dividiu os animais em três grupos: jovens ratos, ratos na meia idade e um terceiro grupo de ratos idosos. O teste envolvia a capacidade cognitiva e de memória dos animais utilizando pequenos labirintos sob o uso de pequenas doses diárias de THC, a substância responsável pela onda na maconha.

A memória de curto prazo dos ratos jovens ficou prejudicada – efeito que condiz com experimentos similares realizados com seres humanos. Esse, porém, é uma consequência reversível. Surpreendentemente, no entanto, entre os ratos idosos o resultado foi de uma melhor cognitiva sensível, com melhores resultados dentro dos labirintos – tornando o desempenho dos idosos, que antes era consideravelmente pior, tão bom quanto dos ratos jovens.

A sugestão é de que os canabinoides rejuvenesceram a cognição dos ratos. O motivo, segundo os cientistas, estaria na capacidade da maconha de imitar substâncias que nosso corpo produz, processadas pelo sistema endocanabinoide, presente em todos os mamíferos. Se nos jovens, nos quais o sistema funciona bem, o estímulo pode bagunçar a cognição, entre os idosos o THC pode acabar por equilibrar sintomas de declínio cognitivo. A experiência em Bonn foi repetida diversas vezes, sempre com o mesmo resultado. Os cientistas alertam, porém, que a dose de THC era efetivamente pequena – muito abaixo do que ingerimos em um baseado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES