SEÇÕES

Polêmica: Você ama ou odeia essas comidas intrigantes? - Coentro

Alguns amam, outros odeiam — por que certos alimentos despertam uma reação tão forte nas pessoas? - Coentro

Slide 7 de 8

Coentro

Siga-nos no

Quer você esteja preparando uma sopa de cenoura ou um peixe, o coentro é obrigatório para muitos. Já para outros, tem um sabor predominante — de sabão. "Há uma variação genética na população em geral e isso afeta sua percepção de certos odores", diz Smith. "Ou você tem [a variante] ou não tem e, se tiver, o coentro tem gosto metálico e de sabão."

Apesar de Smith estar na categoria "sabão", ele encontrou maneiras de apreciar esta controversa erva. "Você pode abafar o sabor de sabão com limão", diz ele.

"Uma combinação clássica na culinária mexicana é coentro e limão. E, claro, se você fizer um molho chimichurri, também terá orégano, pimenta, vinagre e assim por diante."

Aliche

Esqueça o abacaxi na pizza, a verdadeira questão é: "Vamos pedir pizza de aliche?" Ou até mesmo: "Posso botar aliche na minha metade da pizza?"

Se você acha o sabor forte demais, Smith sugere adicionar aos pratos para ajudar a dar sabor, em vez de comer puro ou botar na pizza.

"Para quem diz 'não gosto de aliche', ainda é possível usá-lo. Ele contribui fantasticamente para molhos e, claro, tomate e aliche são uma ótima base para molhos italianos. Talvez use apenas como condimento, em vez de isoladamente."

Bala de alcaçuz

Não se trata apenas do alcaçuz, mas de toda a família do anis — erva-doce, anis-estrelado, sambuca, etc.

Para muita gente, a porta de entrada são as balas de alcaçuz — do tipo que deixa sua língua preta. O contato na infância pode desempenhar um papel em gostar de sabores de anis mais tarde na vida.

Smith destaca que as balas de alcaçuz que comemos são cheias de açúcar, e é por isso que gostamos delas.

"Sabemos que é cultural. Então, os dinamarqueses, os suecos e os noruegueses, eles dão bala de alcaçuz para os filhos muito cedo."

Mas o estilo salgado da bala de alcaçuz pode fazer com que se acostumem ao sabor em um contexto (um pouco) mais salgado mais tarde.

Azeitonas

É um gosto adquirido.

"As crianças são inatamente levadas a preferir o doce, e são inatamente levadas a rejeitar o amargo", diz Smith.

Esta preferência evolutiva é uma forma de nos proteger, pois a maioria das toxinas são amargas. Recém-colhidas da árvore, as azeitonas são extremamente amargas.

Somente a fermentação em salmoura por mais de seis meses suaviza este sabor, transformando as azeitonas em deliciosos petiscos. Mesmo assim, ainda mantêm algum amargor.

"O amargo é uma daquelas coisas que você tem que superar. E se você pensar em coisas que não gostamos no começo e depois aprendemos a gostar, chá, café, álcool, todas elas têm um gosto bem amargo."

varíola dos macacos São Paulo monkeypox

Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin

DÊ SUA OPIN

Carregue mais