Cristiano Ronaldo chama atenção dentro e fora de campo. Além da disciplina rígida com treinos e alimentação, um detalhe sempre intriga os fãs: o craque pinta as unhas dos pés de preto. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não se trata de estilo. É saúde.
De acordo com o jornal The Athletic,, ligado ao grupo New York Times, o português se inspirou em lutadores de MMA para adotar o costume. A prática funciona como uma camada protetora contra rachaduras e quebras, muito comuns em atletas de alto rendimento. O esmalte ainda ajuda a proteger contra fungos e bactérias, problemas recorrentes em ambientes abafados como chuteiras e tênis.
Ronaldo adotou o hábito inspirado em lutadores de MMA. O esmalte preto cria uma camada protetora que evita rachaduras e quebras nas unhas durante os jogos. Mais do que isso: funciona como barreira contra fungos e bactérias, comuns em ambientes abafados, como chuteiras e tênis de treino.
A podóloga Helen Branthwaite, do Royal College of Podiatry, lembra que os pés produzem, em média, 230 ml de suor por dia. Esse excesso de umidade favorece o aparecimento do chamado “pé de atleta”, uma infecção que começa na pele e pode atingir as unhas.
Por isso, a prevenção é fundamental. Higienização constante, cuidados com a umidade e, no caso de Ronaldo, o uso do esmalte preto, são estratégias para manter a saúde em dia e garantir que nada atrapalhe a performance em campo.
A podóloga Helen Branthwaite, do Royal College of Podiatry, explica que os pés de uma pessoa produzem, em média, 230 ml de suor por dia. Esse excesso de umidade cria o ambiente perfeito para o surgimento do “pé de atleta”, uma infecção que pode começar na pele e avançar para as unhas.
Para jogadores de futebol, que passam horas com chuteiras fechadas, o risco é ainda maior. Por isso, medidas de prevenção são fundamentais. O esmalte preto se soma a uma rotina de higiene rigorosa para reduzir esses riscos.