Por que os cães cheiram o rabo uns dos outros?

Praticamente tudo o que um cão necessita de saber sobre outro está no ânus... quem o diz? A ciência.

Avalie a matéria:
| Foto: iStock.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com a médica veterinária Karine Evangelho em entrevista à revista Terra, é nessa área que se encontram as glândulas anais, que produzem um líquido de tom castanho e com um cheiro intenso. O odor fornece aos outros cães informações chave, como a raça, se é macho ou fêmea e, especialmente, o estado de espírito do animal. Com informações do Notícias ao Minuto.

"Funciona como se fosse uma espécie de cartão do cidadão canino", exemplifica. Os cães regem-se pelo olfato de duas maneiras – pela eliminação de aromas específicos nas fezes, urina ou secreções glandulares e também pelo cheiro do seu próprio corpo.

Cheirar o rabo funciona como se fosse uma espécie de cartão do cidadão canino, diz veterinária. Foto: iStock.

Trata-se de um tipo de comunicação que recorre a mensagens químicas, denominadas de feromonas.

Curiosamente os cães mais submissos tapam completamente as suas glândulas anais, para evitar que os outros sintam o seu cheiro. Ou seja, anda literalmente com o ‘rabo entre as pernas’. Já quando um cão deseja demonstrar autoridade, levanta o rabo para exalar mais cheiro, explica a veterinária.

Nos grupos, a identificação do líder é feita justamente por esse processo. O animal abana o rabo para mostrar que é o elemento dominante em determinado ambiente. "Todavia, se não existe uma relação de liderança, cheiram-se, reconhecem-se, mas não abanam o rabo", conclui Karine Evangelho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES