Por que sentimos sono após as refeições? - Padrões de digestão e hormônios cerebrais

Toda essa sonolência após as refeições é uma resposta comum do corpo humano. - Padrões de digestão e hormônios cerebrais

Slide 2 de 7
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Padrões de digestão e hormônios cerebrais

O corpo humano precisa de muita energia para funcionar adequadamente e essa energia é geralmente obtida através dos alimentos. Na prática, o corpo decompõe os nutrientes dos alimentos no sistema digestivo para transformá-lo em glicose, que consequentemente se transformará em energia.

Após a ingestão, o corpo também libera hormônios como amilina, glucagon e colecistoquinina, que são os responsáveis por aumentar os níveis de açúcar no sangue, criando uma sensação de saciedade e produzindo a insulina que será transmitida pelos tecidos celulares e que fornecerá energia para eles. O problema é que, ao mesmo tempo, o cérebro acaba liberando serotonina, um neurotransmissor de características sedativas que causa a tão famosa sonolência.

Além disso, os próprios alimentos também podem influenciar diretamente a quantidade da produção de melatonina no cérebro, sendo que a melatonina é um hormônio que conta com propriedades que também provocam sonolência após as refeições.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES