SEÇÕES

Quanto tempo leva entre a fumaça branca e o Habemus Papam? Entenda

Novo papa precisa aceitar a eleição, escolher o nome e se vestir antes de aparecer ao público; anúncio costuma levar mais de uma hora

Fumaça branca que anunciou Robert Prevost como o novo Papa Leão XIV | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina às 13h08 (horário de Brasília) desta quinta-feira (8) anunciou ao mundo que a Igreja Católica já tem um novo papa. Agora, todas as atenções se voltam para a sacada central da Basílica de São Pedro, onde será proclamado o tradicional Habemus Papam ("Temos papa", em latim).

Embora o sinal de fumaça represente o fim do conclave, o anúncio oficial do novo pontífice não é imediato. Com base nos dois conclaves anteriores, o de 2005, que elegeu Bento XVI, e o de 2013, que escolheu Francisco, o tempo entre a fumaça branca e o anúncio pode variar entre uma e duas horas. Em 2005, o intervalo foi de 1h53; em 2013, foi de 1h06. Neste ano, o Habemus Papam foi anunciado às 14h13 (horário de Brasília), aproximadamente 1h05 após o fim da votação.

prepararação antes da primeira aparição como pontífice

O processo pós-eleição envolve etapas importantes. Primeiro, o cardeal camerlengo aborda o eleito e lhe faz a pergunta decisiva: “Aceitas a tua eleição canônica para Sumo Pontífice?”. Após a resposta afirmativa, o cardeal recém-escolhido define o nome papal com o qual deseja ser conhecido.

Em seguida, ele é conduzido à chamada "sala das lágrimas", um espaço reservado ao lado da Capela Sistina, onde se prepara para a primeira aparição pública. Lá, veste a batina branca e os paramentos litúrgicos reservados ao papa. Somente após essa preparação, o protodiácono, neste conclave, o cardeal francês Dominique Mamberti, aparece na sacada para anunciar o novo líder da Igreja.

O ritual encerra com a primeira bênção do pontífice ao povo, a tradicional Urbi et Orbi, dirigida à cidade de Roma e ao mundo. Um gesto carregado de simbolismo e expectativa, que marca o início de um novo capítulo para os mais de 1,3 bilhão de católicos ao redor do planeta.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também