SEÇÕES

Quarto privativo, cama e TV de 32“: o avião que fará voo mais longo do mundo

Companhia australiana Qantas encomendou 12 aviões desse modelo e disse que eles poderão fazer voos de até 22 horas sem fazer paradas.

Avião A350-1000ULR, fabricado pela Airbus, foi encomendado pela companhia aérea australiana Qantas | Foto: Divulgação/Qantas
Siga-nos no

O A350-1000ULR, da Airbus, pode estabelecer o voo comercial mais longo do mundo, realizando viagens de até 22 horas sem escalas, segundo a Qantas. A companhia encomendou 12 aeronaves e divulgou imagens da primeira unidade, prevista para 2026. O voo inaugural deve ocorrer no primeiro semestre de 2027.

Pela primeira vez, será possível voar Austrália–Londres e Austrália–Nova York sem paradas, economizando até 4 horas por viagem. O investimento integra o Projeto Sunrise, que recebeu esse nome porque os passageiros poderão ver o nascer do sol duas vezes devido ao fuso horário.

⛽ Alcance ultralongo e capacidade

O modelo é uma versão ultralonga do A350-1000, com um tanque adicional de 20 mil litros, ampliando o alcance. Para aumentar o conforto, a Qantas limitará a aeronave a 238 passageiros, abaixo dos cerca de 300 assentos da versão convencional.

Primeira classe do avião do projeto Sunrise — Foto: Divulgação/Qantas

🧘 Zona de bem-estar e conectividade

O avião contará com uma zona de bem-estar, permitindo que passageiros alonguem as pernas, se alimentem e se hidratem. Todos terão acesso a Wi-Fi durante todo o voo.

Zona de bem-estar do avião do projeto Sunrise — Foto: Divulgação/Qantas 

🛏️ Distribuição das classes

O A350-1000ULR terá:

  • 6 assentos na primeira classe: quarto privativo, poltrona reclinável, cama, TV de 32", guarda-roupa e espaço para trabalho e refeições.

  • 52 assentos na classe executiva: poltrona que vira cama de 2 metros, TV de 18", carregador sem fio e cabine com fechamento opcional.

  • 40 assentos na econômica premium: apoio para pernas e cabeça, tela de 13,3" e porta-luvas.

  • 140 assentos na econômica: apoio para cabeça, espaço extra para as pernas e tela de 13,3".

Classe executiva do avião do projeto Sunrise — Foto: Divulgação/Qantas 

😴 Redução do jet lag

A Qantas trabalhou com especialistas em sono para minimizar o jet lag, ajustando iluminação e horários de refeições da cabine.

Classe econômica premium do avião do projeto Sunrise — Foto: Divulgação/Qantas 

🏗️ Avanços na produção

O plano de compra foi anunciado em 2019, mas só oficializado em 2022 devido à pandemia. Em novembro de 2025, a Qantas informou que a primeira aeronave já estava na linha de montagem da Airbus, em Toulouse, com seções frontal, central e traseira, além de asas, cauda e trem de pouso instalados.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também