Relembre quais foram as maiores e piores epidemias do mundo - Peste Antonina

A seguir, você conhecerá as maiores epidemias e pandemias que assolaram o mundo até os dias atuais, antecedendo a Covid-19. - Peste Antonina

Slide 2 de 4
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Peste Antonina

A Peste Antonina representa o surto de varíola que teve início no ano 165 e resultou em uma pandemia no Império Romano. Ou seja, o contágio no Império adquiriu grandes proporções, chegando a registrar o montante de duas mil mortes por dia no ano 166.

O surto de varíola teve início com as tropas romanas que estavam instaladas na Pártia, região da Mesopotâmia. A necessidade das tropas romanas em território parta se deu devido aos conflitos travados frequentemente entre os romanos e os partas.

Considerando que os exércitos estavam em constante migração, tem-se a explicação de que o surto de varíola surgiu entre as tropas romanas e rapidamente se espalhou. Ao chegar à Roma, capital do Império Romano, os danos da Peste Antonina foram severos.

Estima-se que cerca de cinco milhões de pessoas morreram em decorrência da Peste. Ou seja, 10% da população que havia no Império naquele período perderam suas vidas para a varíola. A pandemia durou até o final do século II.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES