Saiba como é calculado o preço da gasolina que você abastece seu veículo - Preço do petróleo e do etanol

Desde o começo do ano, a gasolina já subiu mais de 22% no Brasil e não há sinais de que esse aumento será revertido nos próximos meses. - Preço do petróleo e do etanol

Slide 2 de 5
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Preço do petróleo e do etanol

Um dos elementos mais importantes no cálculo do preço da gasolina, é o valor da sua matéria-prima: o petróleo. Ele é calculado com base na política do Preço de Paridade Internacional (PPI), em vigor desde 2016. O que esta política faz é calcular o valor do petróleo com base no mercado internacional, o que é feito em dólar. Além da moeda americana estar com um valor elevado, o custo do barril de petróleo também subiu nos últimos meses, resultado da guerra entre Rússia e Ucrânia e da alta demanda por combustíveis fósseis no mundo todo.

Além disso, no Brasil a gasolina contém etanol na sua mistura. Isso faz com que o preço do álcool também tenha um impacto direto no custo do combustível. Aqui, existem vários fatores que podem influenciar. O período de entressafra costuma elevar o preço, assim como uma maior oferta por açúcar — que tem a mesma matéria-prima: a cana-de-açúcar. A alta demanda por álcool nos postos também pode fazer o preço subir e impacta no valor da gasolina. (Foto: Shutterstock)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES