SEÇÕES

Saiba porque tomar café pode dar vontade de fazer cocô - As exceções à regra

Você vai ver que os efeitos que essa bebida desempenha no corpo humano são bem mais complexos do que parecem. - As exceções à regra

Slide 4 de 5

As exceções à regra

Siga-nos no

Como já foi mencionado no início deste artigo, nem todas as pessoas costumam ser afetadas por esse fenômeno estimulante após tomar uma xícara de café, especialmente no período matinal. De fato, o reflexo gastrocólico (nossa tendência natural de querer esvaziar nossos intestinos depois de beber ou comer qualquer coisa pela manhã) não parece ser tão forte para algumas pessoas.

A cafeína costuma ser apontada como o culpado comum para esse efeito estimulante, mas nenhuma pesquisa realizada até hoje conseguiu fornecer uma resposta clara sobre esse ponto. De fato, alguns estudos descobriram que o café descafeinado é tão impactante (ou até mais estimulante) do que o café com cafeína. Em outros estudos, não houve diferença mensurável entre os participantes que bebiam água e os que bebiam café pela manhã em termos de necessidade de se aliviar.

A única coisa que se sabe é que aqueles que têm um ecossistema intestinal mais estável e uma saúde gastrointestinal mais saudável geralmente são mais “regulares” e não precisam de estímulo externo para os movimentos intestinais normais. No entanto, dada a crescente taxa de alergias e sensibilidades alimentares em todo o mundo, não é de surpreender que mais e mais pessoas se queixem de irregularidades em sua saúde intestinal.

No outro extremo do espectro, algumas pessoas afirmam que a cafeína pode causar prisão de ventre ou até desidratação. Curiosamente, algumas evidências sugerem que o café realmente pode tornar mais difícil a liberação do cocô em algumas pessoas. Ou seja, aquela ideia de que “cada caso é um caso” se aplica totalmente a esse assunto.

Carregue mais