Hoje em dia, não é difícil sentir os reflexos da violência em nosso cotidiano. Em grandes cidades, como em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, é comum ouvir notícias de pessoas feridas por disparo de armas de fogo e até mesmo por balas perdidas.
Dá mesmo para parar uma bala?
Pois se um dia você for ameaçado com uma arma de fogo, fique sabendo que algumas coisas na sua casa podem ajudar a parar uma bala. Claro que depende muito do tipo de arma que o agressor está usando. Disparo de fuzil, por exemplo, não é parado nem mesmo por coletes a prova de balas.
Modelos mais comuns, com menos “potência”, no entanto, são mais fáceis de ter o disparo contido. Mas, claro, não vá segurar uma frigideira como proteção, como nos desenhos animados, porque o material desse tipo de panela não vai salvar sua vida.
O que pode ajudar a parar uma bala?
1. Parede de tijolos
O que realmente tem mais chances de ajudar a parar uma bala, na sua casa, são paredes antigas, daqueles de tijolos maciços, por exemplo.
Agora, não fique atrás de uma parede de gesso achando que está protegido, porque até mesmo o projétil de uma pistola de 9 mm a atravessaria sem dificuldades. Até mesmo um livro de 1000 páginas seria atravessado por balas desse calibre.
2. Estante de livros (cheia)
Outros objetos que teriam chances de parar uma bala disparada, são móveis como os arquivos e estantes de livros, desde que estejam bem abarrotados. Nesse caso, o material do móvel, somado à quantidade de coisas armazenadas dentro dele teriam chances de ajudar a parar uma bala em caso de disparo.
Mas, não vá se meter na frente de sofás, armários e de outros móveis da sua casa, no caso de um tiro. A maioria dos móveis hoje em dia costuma ser feita de um material bem frágil, incapaz de suportar até mesmo uma pancada mais forte.
3. Porta maciça
Uma porta de madeira maciça também pode parar uma bala em trajetória. Mas, como a maioria das portas que usamos costumam ser ocas, a menos que você tenha certeza do material da porta, essa pode não ser uma boa ideia.