“Sol artificial” chinês supera em mais de 10 vezes temperatura do nosso Sol

Também foram registrados 160 milhões de graus Celsius, mas apenas por 20 segundos

"Sol artificial" chinês supera em mais de 10 vezes temperatura do nosso Sol | Imagem: Nasa/SDO, AIA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O reator de fusão nuclear chinês EAST (Tokamak Experimental Supercondutor Avançado), conhecido como "sol artificial", atingiu na última sexta-feira (28) um novo recorde de temperatura: 120 milhões de graus Celsius por 101 segundos.  

Também foram registrados 160 milhões de graus Celsius, mas apenas por 20 segundos. Esta última marca, no entanto, supera em mais de dez vezes a temperatura do Sol (15 milhões de graus Celsius). Antes, o recorde do reator era de 100 milhões de graus Celsius por 100 segundos.

Imagem: Nasa/SDO, AIA 

A expectativa dos cientistas é que o Tokamak se torne uma importante fonte de energia sustentável ilimitada. Ele está localizado no Instituto Hefei de Ciências Físicas da Academia Chinesa de Ciências, em Pequim.

Segundo Li Miao, diretor do departamento de física da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China, o próximo passo é estabilizar a temperatura por uma semana ou mais.

"A descoberta é um progresso significativo e o objetivo deve ser manter a temperatura em um nível estável por um longo tempo", afirmou ao jornal estatal chinês "Global Times".

As informações são do Tilt/UOL



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES