Sonda chinesa volta à Terra com 2 kg de amostras da superfície da Lua

China se torna o terceiro país a ter coletas de amostras lunares.

Sonda chinesa volta à Terra com 2 kg de amostras da superfície da Lua | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pousou na Terra, nesta quinta-feira (17), uma sonda chinesa trazendo 2kg de amostras da superfície da Lua. A primeira missão deste tipo em mais de 40 anos é considerada uma vitória tecnológica no espaço para a humanidade. As informações são do jornal Metrópoles.

Diante da empreitada, a China se torna o terceiro país a ter coletas de amostras lunares. As informações foram divulgadas pela Administração Espacial Nacional da China (Anec) em um comunicado oficial. “O módulo do projeto de exploração lunar Chang’e 5 pousou com sucesso na área planejada”, disse a entidade.

Equipe examina o módulo de retorno da sonda lunar Chang'e-5 da China — Foto: STR / AFP 

A esperança é que as amostras possam ajudar na compreensão da história lunar e melhorar as tecnologias necessárias para astronautas chineses à Lua, previsto para 2030.

“A conquista brilhante de vocês ficará para sempre gravada na memória de nossa pátria e de nosso povo”, disse o presidente Xi Jinping.

No espaço desde 24 de novembro último, a sonda aterrissou em uma província no norte da Mongólia Interior e já foi resgatada pelo governo chinês. Ao todo, o equipamento pesa mais de 8 toneladas e é a maior nva enviada pelo país asiático ao espaço.

Sonda lunar Chang'e-5 da China em Siziwang Banner, na Mongólia Interior — Foto: STR / AFP 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES