A missão Blue Ghost 1, da Firefly Aerospace, tocou a superfície lunar pouco depois das 3h34 (horário de Washington), perto de Mons Latreille, uma formação vulcânica localizada na região nordeste da Lua, em Mare Crisium.
Esse feito, tornou a Firefly Aerospace a segunda empresa privada dos Estados Unidos a pousar com sucesso uma espaçonave na Lua neste domingo (02).
"Vocês acertaram o pouso, estamos na Lua!", anunciou um engenheiro do controle da missão em Austin, Texas, enquanto a equipe comemorava.
TUDO COMO PLANEJADO
Jason Kim, CEO da Firefly Aerospace, confirmou que a espaçonave está "estável e na posição correta", diferentemente da primeira missão privada em fevereiro de 2024, que tombou ao tocar o solo. "Estamos na Lua!", celebrou Nicky Fox, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA.
Apelidada de "Ghost Riders in the Sky" (Cavaleiros Fantasmas no Céu), a missão faz parte de uma parceria entre a NASA e empresas privadas para reduzir custos e apoiar o programa Artemis, que pretende levar astronautas de volta à Lua.
UM TRIUNFO NO SATÉLITE NATURAL
O módulo de pouso dourado, do tamanho de um hipopótamo, foi lançado em 15 de janeiro a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, capturando imagens impressionantes da Terra e da Lua durante a jornada. Ele compartilhou o voo com um módulo japonês que tentará um pouso lunar em maio.
A Blue Ghost transporta 10 instrumentos científicos, incluindo um analisador de solo lunar, um computador resistente à radiação e um experimento para testar a viabilidade da navegação na Lua usando o sistema de satélites da Terra.