Talibã proíbe homens de fazerem a barba; entenda o motivo!

De acordo com o grupo fundamentalista, o hábito de fazer a barba viola a lei islâmica Sharia

Talibã | Karim Jafaar-AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Talibã proibiu homens de raspar ou aparar barbas. Cabeleireiros da província de Helmand, no Afeganistão, estão impedidos de realizarem o serviço.

O anúncio foi feito e levado aos estabelecimentos locais neste domingo (26). Outras regiões, como Cabul, também já receberam ordens semelhantes. Segundo o Talibã, o hábito de fazer a barba viola a lei islâmica Sharia.

“Informo que a partir de hoje fazer a barba e tocar música em barbearias e banheiros públicos está estritamente proibido. Se forem descobertos, serão tratados de acordo com os princípios da Sharia e não terão o direito de fazer reclamações”, dizia a comunicado, segundo informou a emissora CNN.

A decisão é um sinal de que o Talibã deve seguir medidas de acordo com seu governo anterior (1996-2001), ao contrário do que chegou a ser anunciado logo após a tomada de poder no mês passado. O mulá Nooruddin Turabi já reforçou o posicionamento em anúncio recente, quando informou que o grupo ia retomar amputações e execuções para deter criminosos.

Decisão é um sinal de que o Talibã deve seguir medidas de acordo com seu governo anterior. (Foto: Karim Jafaar-AFP)

No sábado, integrantes do Talibã na cidade de Herat mataram quatro supostos sequestradores e penduraram seus corpos em público. “Os combatentes continuam vindo até aqui e nos mandam parar de aparar barbas. Um deles me disse que podem enviar inspetores disfarçados para nos pegar”, disse, em entrevista à BBC, um barbeiro que trabalha em Cabul.

O dono de uma das maiores redes de salões da capital teme não conseguir manter a renda. Ele conta que recebeu um telefonema de alguém que afirma ser um funcionário do governo e foi instruído a “parar de seguir os estilos americanos” e não raspar ou aparar a barba de ninguém.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES