SEÇÕES

Tecnologias que funcionaram e as que decepcionaram em 2020 - 5G

Das videoconferências aos aplicativos de exercícios físicos, o melhor da tecnologia nos ajudou a enfrentar um ano difícil; mas também houve pontos baixos - 5G

Slide 7 de 7

5G

Siga-nos no

Você já ouviu falar que o 5G é super rápido? Provavelmente, porque as operadoras de telefonia celular gastaram milhões de dólares em propagandas a respeito da próxima geração de conexão móvel.

Infelizmente, a realidade do 5G é mais complicada. A tecnologia pode ser mais veloz que o padrão anterior, 4G, mas com muitas ressalvas. Existem dois tipos de 5G: uma versão que é extremamente veloz — o suficiente para baixar um filme em poucos segundos — e outra que é somente um pouco mais rápida que o 4G.

Nos dois anos mais recentes, operadoras de telefonia celular dos EUA como AT&T e Verizon se gabaram de velocidades extremas. Mas foram menos transparentes a respeito das limitações técnicas. A versão veloz do 5G é de baixo alcance e enfrenta problemas para atravessar paredes. Então, para o futuro próximo, teremos esse tipo de conexão somente em áreas livres, como parques, não dentro de nossos escritórios ou nossas casas.

Por agora, a versão menos empolgante do 5G é a que teremos na maior parte dos EUA, e ela é inconsistente. Nos meus testes, o 5G se mostrou no máximo duas vezes mais rápido que o 4G. Nos resultados mais frequentes, o 5G foi somente tão veloz quanto o 4G — e, às vezes, até mais lento.

Novas tecnologias de celular sempre levam tempo para amadurecer, mas as operadoras exageraram nas promessas a respeito de onde a tecnologia vai chegar hoje. Esperemos que isso melhore em 2021.

Carregue mais