Teresina 170 anos: lugares que mudaram muito que fica difícil acreditar - 4. Cemitério São José (1930 ou 40)

trecho da imagem é a Alameda Parnaíba, via da Zona Norte muito movimentada que dá acesso à Ponte Estaiada e à Avenida Dom Severino na Zona Leste. - 4. Cemitério São José (1930 ou 40)

Slide 4 de 8
Avalie a matéria:

4. Cemitério São José (1930 ou 40)

Até mais ou menos a década de 1930 ou 1940 o Cemitério São José não era totalmente murado. Pela sua natureza, durante a construção de Teresina já era previsto a sua fixação em local afastado da cidade. Teve boa parte de suas obras concluídas em 1854 faltando apenas a capela (Entregue em 1859) e outros detalhes. O temor de uma epidemia de cólera fez a Intendência Municipal se apropriar de terreno ao lado do Cemitério aumentando a sua extensão. 

Consta que o muro e o antigo portão de madeira foram mal assentados e necessitavam de reparos constantes. Não se sabe ao certo, mas é provável que na imagem esteja sendo construído o muro da extensão do Cemitério (A legenda original diz que essa é a “primeira etapa da construção do muro”). Verifica-se ainda na fotografia várias casas ao fundo talvez dos bairros Matinha ou Vila Operária.  (Foto: Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: n/d) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES