Três dicas para cuidar da pele negra

Especialista traz dicas para manter a cútis saudável

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pele negra apresenta altos níveis de melanina e colágeno, substâncias que a tornam mais protegida dos raios do sol e mais resistente a marcas de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão. Mesmo com tantas vantagens, engana-se quem pensa que esse tipo de pele não merece cuidados especiais. “Umas das principais características da pele negra é a melanina, responsável pela pigmentação, que funciona como uma espécie de protetor solar natural e, por isso, diminui a propensão aos tumores cutâneos. No entanto a alta concentração dessa substancia pode resultar na hiperpigmentação de algumas regiões, o que deixará marcas mais escuras e indesejadas”, comenta Thaís Carvalho, fisioterapeuta dermato-funcional.

Abaixo, Thaís recomenda algumas dicas para manter a cútis negra bonita, viçosa e livre de manchas. Confira:

Controle a oleosidade - Se por um lado a ação intensa dos fibroblastos garante a firmeza da pele, ela também provoca o aumento da oleosidade, já que a secreção das glândulas sudoríparas é maior em pele negra, favorecendo o surgimento de acne e foliculite.  “Por isso, a recomendação é higienizar o rosto duas vezes ao dia com sabonetes ou géis adstringentes sem óleo. Além disso, é importante esfoliar a pele semanalmente para evitar o surgimento de pelos encravados”.

Não esqueça o protetor solar –  Por mais que a pele negra seja naturalmente mais protegida dos raios solares, a é necessário passar protetor solar com no mínimo 30 FPS mesmo em dias nublados.

Redobre o cuidado com manchas - A alta concentração de melanina pode resultar no aparecimento de manchas. “Para amenizar as áreas escuras, aposte no peeling de cristal, que além de minimizar manchas, também ajuda a atenuar linhas de expressão e excesso de oleosidade. A indicação é de no mínimo 10 sessões, com frequência de uma vez por semana e duração de 60 minutos”.   



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES