SEÇÕES

Veja 5 formas de usar o Gemini para se preparar para o Enem

Entenda por que o assistente de IA desenvolvido pelo Google pode proporcionar uma experiência personalizada, interativa e, o mais importante, eficiente

Gemini | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A pouco mais de uma semana para a realização do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), é hora de revisar os conteúdos e se preparar para um dos testes mais importantes do ano. 

Pensando em ajudar os alunos nessa reta final, o Google reuniu 5 dicas de como usar o Gemini para melhorar a rotina de estudos e facilitar o aprendizado. Confira:

1. Absorva o conhecimento com maior facilidade:

Visão geral em áudio: Está a caminho do curso/aula e não tem tempo para ler conteúdos extensos? Peça ao Gemini para gerar um resumo em áudio - ele trará um áudio em formato podcast para que você absorva o conteúdo de forma rápida e eficiente.

Aprendizado Guiado: Use o Gemini para ter uma compreensão profunda de um tema ao invés de apenas respostas rápidas - é como se ele se transformasse num coach de aprendizado pessoal. A funcionalidade detalha os problemas passo a passo e adapta as explicações às necessidades do aluno, ajudando a descobrir o "como" e o "porquê" por trás dos conceitos.

2. Compreenda informações complexas de forma simples

Crie mapas mentais: Para organizar e conectar ideias, peça ao Gemini para criar um mapa mental. Por exemplo: "Crie um mapa mental sobre o ciclo do carbono e os termos principais". Essa abordagem visual ajuda a memorizar e entender a relação entre os conceitos.

Recursos Visuais: Melhore a experiência de aprendizado no Gemini com recursos visuais (vídeos, imagens, gráficos) que facilitam a compreensão de temas.

3. Pratique e teste seu conhecimento

Quizzes: Você pode praticar de forma ilimitada com quizzes que incluem gráficos e tabelas para ajudar a testar os seus conhecimentos.

Crie cartões e guias de estudo: O Gemini pode criar fichas baseadas em textos como uma técnica de memorização para estudantes que estão se preparando para o ENEM. Também é possível criar um guia de estudo que organiza e sintetiza anotações feitas em aula e observação sobre leituras.

4. Prepara-se para a redação

Co-Writing: O Gemini se torna um parceiro de escrita, com sugestões para novas ideias e feedbacks precisos.

5. Organize suas anotações

Compartilhamento imagens: Você pode tirar uma foto das suas anotações escritas à mão e enviá-las ao Gemini. A IA vai analisar a imagem e transformar o conteúdo em um resumo ou em tópicos, facilitando a organização dos seus estudos.

Com informações da CNN.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também