Você sabe como fazer depilação garantindo a saúde da pele?

Veja dicas de como remover os pelos mantendo a pele sempre bem cuidada

Higienizar a pele é muito importante | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste novo cotidiano que estamos vivendo, há mulheres que encaram mais tranquilamente a relação com os pelos do corpo e conseguem manter a rotina de depilação mais espaçada. Enquanto isso, há aquelas que fazem questão de manter a pele sempre lisinha para se sentir bem, mesmo que tenha que fazer o procedimento em casa. A questão é, independente da depilação ser rotineira ou esporádica, quais são os cuidados necessários com a saúde da pele?

Existem métodos mais agressivos e outros menos invasivos para a remoção dos fios, mas todos exigem cuidados específicos com a pele para evitar irritações, manchas e até mesmo, problemas mais sérios como dermatites e infecções. Confira algumas dicas.

Cuidados antes da depilação

• Prepare a pele: algumas horas antes de iniciar a depilação, limpe a pele com produtos antissépticos para prepará-la adequadamente para o procedimento.

• Esfolie as áreas que serão depiladas: esta é uma medida indispensável antes da remoção dos pelos, pois ajuda na retirada das células mortas da pele e ainda facilita a saída dos fios mais finos evitando que eles encravem.

• Evite o sol: tomar sol no mesmo dia em que for depilar pode deixar a pele mais sensível devido o ressecamento ocasionado pelo bronzeamento. Além disso, a pele bronzeada fica mais sujeita a manchas após a depilação.

• Não use roupas apertadas: as peças muito justas e coladas ao corpo não permitem que a pele respire adequadamente, favorecendo a proliferação de bactérias que podem resultar em pelos encravados que, na depilação, fazem com que a pele fique ainda mais machucada e sensibilizada.

reprodução internet

Cuidados após a depilação

• Higienize a pele com água e sabão: ao terminar, higienize as áreas com água corrente e sabão para tirar os resíduos que tenha ficado da depilação e para hidratar a pele novamente. Evite água quente neste momento, as temperaturas mais baixas - água morna ou fria - são as mais recomendadas para acalmar a pele após o procedimento.

• Evite cremes, óleos ou álcool: após a remoção dos pelos os poros permanecem abertos por um tempo e o uso desses produtos pode obstruí-los, o que contribui para o surgimento de pelos encravados e pode provocar irritação.

• Utilize gel pós-depilatório: existem produtos específicos que ajudam na recuperação da pele após a depilação. Escolha produtos que possuem elementos ativos como aloe vera e calêndula, pois eles hidratam, refrescam e acalmam a pele.

• Proteja-se do sol: a exposição ao sol após a depilação pode provocar manchas na pele, mesmo quando utilizado protetor solar. Portanto, aguarde no mínimo 24 horas para se expor ao sol.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES