A votação para o Oscar 2025 será encerrada nesta terça-feira (18), às 22h (horário de Brasília), com a participação de cerca de 10 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Esse término ocorre após a maior parte das premiações da temporada já terem sido entregues. Entre os principais indicativos para o Oscar, o único que ainda acontece após o período de votação da Academia é o SAG Awards (premiação do sindicato dos atores), que será realizado no próximo domingo (23).
Em um ano com previsões mais complicadas, o Oscar entra em sua fase final com uma atenção especial do Brasil, já que Ainda estou aqui, de Walter Salles, disputa três categorias, incluindo melhor filme.
Publicações especializadas de Hollywood, como Variety e Entertainment Weekly, indicam um favoritismo de 'Ainda Estou Aqui' na categoria de melhor filme internacional, apesar de já ter sido derrotado por Emilia Pérez no Globo de Ouro, Critics Choice e, mais recentemente, no Bafta. Especialistas acreditam que, além da forte campanha do filme brasileiro, as polêmicas envolvendo a atriz Karla Sofía Gascón podem afetar o desempenho do musical francês na premiação.
Na disputa por melhor atriz, Demi Moore é apontada como favorita, após vencer o Globo de Ouro e o Critics Choice, mas Fernanda Torres segue firme na disputa. A atriz brasileira, que tem encantado a imprensa americana e os votantes, tem chances reais de levar a estatueta. O nome de Mickey Madison, vencedora do Bafta, também não pode ser descartado.
Mickey pode se beneficiar do sucesso de Anora, drama de Sean Baker que venceu os prêmios dos sindicatos dos produtores (PGA Awards), diretores (DGA) e roteiristas (WGA), tornando-se o principal favorito ao Oscar de melhor filme. O brutalista, vencedor do Globo de Ouro, e Conclave, premiado no Bafta, são considerados rivais de fora. A ausência de Ainda está aqui em várias premiações de sindicatos torna a disputa na categoria principal mais difícil para o longa brasileiro.
A cerimônia do Oscar 2025 ocorrerá no dia 2 de março.