Texto por Wellington Vilarinho
Quase um ano após fazer história ao conquistar o primeiro Oscar de um filme brasileiro, Ainda Estou Aqui (vencedor da estatueta de Melhor Filme Internacional em 2025) continua sendo reconhecido no circuito internacional. A mais recente honraria vem do XIII Prêmio Días de Cine, que concederá nesta terça-feira (27) o prêmio de Melhor Atriz Internacional a Fernanda Torres.
Vencedora também do Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama, Fernanda teve sua atuação destacada pela premiação promovida pela emissora espanhola La 2. Além do reconhecimento à atriz, o filme dirigido por Walter Salles foi incluído na lista dos 10 melhores filmes internacionais de 2025, segundo o Días de Cine.
A cerimônia de premiação será realizada nesta terça-feira (27), no Museu Reina Sofía, em Madri.
CONCORRÊNCIA BRASILEIRA
A lista da premiação inclui ainda produções que concorrem com o representante brasileiro “O Agente Secreto” ao Oscar de 2026, na categoria Melhor Filme Internacional. Entre elas estão: “Valor Sentimental”, de Joachim Trier, que liderou o ranking do Días de Cine; “Foi Apenas um Acidente”, de Jafar Panahi; e “A Voz de Hind Rajab”, de Kaouther Ben Hania.
Completa a seleção o filme “Sirât”, cujo diretor, Oliver Laxe, esteve recentemente envolvido em uma polêmica ao reagir com ironia à indicação do longa brasileiro ao Oscar.