Texto por Francisco Clarin
Os criadores de South Park, Matt Stone e Trey Parker, concederam entrevista ao The New York Times no dia 8 de novembro, sobre a decisão de transformar os episódios mais recentes da série em críticas diretas a Donald Trump e ao movimento MAGA (Make America Great Again).
Nas temporadas 27 e 28, que começaram a ser exibidas no final de julho deste ano, o desenho animado tem abordado o presidente dos Estados Unidos de forma ácida e provocadora. Em uma das sátiras mais comentadas nas redes sociais, Trump é retratado em uma cena absurda com o diabo, chegando a engravidá-lo. Veja no vídeo abaixo:
Segundo Trey Parker, o tom político não é uma decisão ideológica, mas um reflexo dos tempos atuais. “Não é que tenhamos nos politizado. É que a política se tornou cultura pop. Não há como escapar do [MAGA]. É como se o governo estivesse na sua cara em todo lugar que você olha”, afirmou o criador.
Apesar das críticas, Parker e Stone reforçam que não estão “de um lado” ou de outro do espectro político. “Qualquer extremista de qualquer tipo, nós tiramos sarro”, completaram, reafirmando o espírito provocador que marca a série desde 1997.