Uma família de castores impressionou a Republica Tcheca ao decidirem deliberadamente a construir uma represa por conta própria. A obra já havia sido idealizada pelo governo do país há 7 anos e com muita destreza e senso de cálculos aliada a uma pesquisa geológica e hidrográfica natural, os castores colocaram a obra em andamento e finalizaram tudo em apenas 2 dias.
Represa feita pelos castores — Foto: Reprodução
engenharia natural
A barragem que já estava quase uma década no papel, não precisou passar por burocracias humanas, e ficou ainda melhor que o projeto original. A região de Brdy esperava pela obra pública que girava em torno de 30 milhões de coroas tchecas, aproximadamente US$ 1,2 milhão, no entanto o projeto travou com os trâmites legais para que pudesse se concretizar.
Sem pedir autrização governamental, os castores iniciaram seu trabalho na surdina, com galhos, lama e muita consciência e engenharia. O que podia levar meses para ser finalizado por humanos, acabou sendo feito em 48 horas. Mesmo sem saberem das ideias do país, os animais fizeram a represa no exato local que havia sido planejado pelos engenheiros, apenas usaram seu extinto e escolheram o local ideal.
A aréa alagada feita pelos castores ficou o dobro do tamanho previsto pelos engenheiros, superando o projeto oficial. Além disso as novas zonas úmidas ajudaram a proteger o rio e as espécies ameaçadas como os lagostins, mostrando que quando a natureza põe a mão, todo ecossistema entra em harmonia e consequentemente todos são beneficiados.