SEÇÕES

Fato Curioso

Seu destino diário para curiosidades fascinantes e inusitadas

Lista de Colunas

Peixes bebem água? Veja como espécies de água doce e salgada se mantêm hidratadas

Mesmo cercados por água, os peixes precisam de estratégias diferentes para não desidratar

Peixe | Reprodução

Você já parou para pensar se os peixes bebem água? Apesar de viverem cercados por ela o tempo todo, a resposta não é tão simples. Assim como outros seres vivos, os peixes precisam se manter hidratados, mas o modo como fazem isso depende do tipo de ambiente em que vivem.

Água doce

Nos peixes de água doce, a concentração de sal dentro do corpo é maior do que na água ao redor. Essa diferença faz com que a água entre naturalmente por osmose, processo em que o líquido se move de regiões menos salgadas para as mais salgadas.

Na prática, esses peixes “bebem” água sem perceber: ela é absorvida pelas guelras e pela pele. Como recebem mais do que precisam, eliminam o excesso por meio da urina, que é bastante diluída. Esse mecanismo ajuda a manter o equilíbrio interno e impede que o corpo acumule líquidos.

Água salgada

Já os peixes de água salgada vivem em um ambiente com alta concentração de sal. Nesse caso, a água tende a sair do corpo deles por osmose, o que pode causar desidratação. Para compensar, essas espécies precisam ingerir água do mar.

O desafio, porém, é lidar com o excesso de sal. Para isso, contam com células especiais nas guelras que filtram e eliminam o sal em excesso. Em algumas espécies, como os tubarões, uma glândula localizada no reto também auxilia nesse processo.

Esses mecanismos mostram como a natureza se adapta a diferentes condições. Enquanto os peixes de água doce absorvem e eliminam o excesso de água, os de água salgada precisam beber e expelir o sal para manter o equilíbrio.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também