SEÇÕES

Fato Curioso

Seu destino diário para curiosidades fascinantes e inusitadas

Lista de Colunas

Quais são os tipos de câncer com maiores chances de cura?

Um diagnóstico de câncer pode trazer consigo uma série de emoções, geralmente choque e descrença, medo e ansiedade, além de uma terrível sensação de mortalidade

Quais são os tipos de câncer com as maiores taxas de sobrevivência? | Reprodução/GettyImages

Um diagnóstico de câncer pode trazer consigo uma série de emoções, geralmente choque e descrença, medo e ansiedade, além de uma terrível sensação de mortalidade. Câncer é sinônimo de morte para muita gente. No entanto, há uma enorme variação na taxa de sobrevivência entre os tipos de câncer. Avanços na detecção e no tratamento da doença significam que mais pessoas estão sobrevivendo, especialmente quando diagnosticada precocemente. Alguns tipos de câncer são, de fato, altamente curáveis; muitos são tratáveis com resultados positivos. Por isso, mesmo que um diagnóstico pareça assustador, ainda é possível vencer a terrível doença.


Câncer de tireoide

Este câncer ocorre na glândula tireoide e é comum, especialmente entre as mulheres. A doença geralmente é detectada durante exames de rotina, facilitando o diagnóstico precoce. No diagnóstico, cerca de 65% dos casos são cânceres localizados e 29% são cânceres regionais, aqueles que se espalharam para linfonodos, tecidos ou órgãos próximos. Comparado a outros tipos de câncer, o câncer de tireoide tem crescimento lento. Com o diagnóstico precoce, a taxa de sucesso do tratamento pode chegar a mais de 90%.

Câncer de tireoide
Câncer testicular

O câncer de testículo é o tipo mais comum de câncer em homens. Geralmente afeta homens mais jovens, com idade entre 15 e 45 anos. O sintoma mais comum do câncer testicular é um nódulo indolor em um dos testículos. Outros sintomas incluem inchaço e desconforto.

Quando detectado precocemente, o câncer testicular é um dos tipos de câncer com maior chance de cura. De fato, a taxa de sobrevivência é muito alta, em torno de 95%. O tratamento, no entanto, pode envolver a remoção cirúrgica de um ou ambos os testículos.

Câncer testicular


Câncer de próstata

Outro câncer comum, o câncer de próstata, é prevalente em homens mais velhos. A maioria dos cânceres de próstata tem crescimento lento: cerca de 70% são diagnosticados como cânceres localizados e 13% são diagnosticados como cânceres regionais. A detecção precoce é importante. Embora de evolução lenta, algumas formas de câncer de próstata podem ser agressivas. O teste de antígeno prostático específico (PSA) pode ter grande influência na detecção precoce. Para câncer de próstata em estágio inicial, tratamentos como cirurgia ou radioterapia apresentam taxas de cura de até 98%. No entanto, exames regulares são essenciais.

Câncer de próstata


Câncer de pele

Com a detecção precoce, os cânceres de pele basocelulares e espinocelulares são facilmente tratados e altamente curáveis. Esses dois tipos de câncer tendem a se desenvolver em áreas expostas ao sol, como rosto, orelhas e braços, e crescem lentamente. O melanoma é a forma mais grave de câncer de pele e potencialmente a mais letal. É curável em seus estágios iniciais, mas tem maior probabilidade de se espalhar. Cerca de 78% dos diagnósticos de melanoma são de cânceres localizados. O câncer de pele é um dos cânceres mais comuns no mundo. É também um dos mais preveníveis. A principal causa é a exposição aos raios ultravioleta (UV). Aplicar protetor solar diariamente e evitar bronzeamento artificial pode ajudar a prevenir o aparecimento desse tipo de câncer.


Cancer de pele

Câncer de mama

O câncer de m a m a é o câncer mais comum em mulheres. Aproximadamente 0,5% a 1% dos casos de câncer de m a m a ocorrem em homens. De acordo com dados publicados na Nature Medicine, em média, 1 em cada 20 mulheres no mundo será diagnosticada com câncer de mama ao longo da vida. As pessoas podem notar inicialmente um nódulo na mama, descoloração, alterações na textura ou outros sintomas. Cerca de dois terços dos casos estão em estágio localizado no momento do diagnóstico. Se detectado precocemente, as taxas de sobrevivência a este tipo de câncer ficam bem acima de 90%, dependendo do tipo. Por exemplo, o câncer de m a m a triplo-negativo e o inflamatório são mais agressivos do que outros tipos. A chave para o sucesso é a detecção precoce, especialmente antes que o câncer se espalhe.


Câncer uterino

O câncer do útero é um câncer ginecológico comum que afeta o revestimento ou músculo do útero. O câncer uterino inclui dois tipos de câncer: de endométrio (mais comum) e sarcoma uterino (raro). O câncer de endométrio representa cerca de 95% de todos os casos de câncer uterino, com 67% dos casos diagnosticados no estágio localizado. A cirurgia é o principal tratamento para o câncer do útero em estágio inicial. No geral, quando detectado precocemente, o prognóstico para quem tem esse tipo de câncer é muito bom.

Cancer uterino

Linfoma de Hodgkin

O linfoma de Hodgkin é um câncer raro do sistema linfático que afeta os glóbulos brancos. O sintoma mais comum da doença é o inchaço indolor dos gânglios linfáticos. Suores noturnos intensos e febre ou calafrios são outros sinais reveladores. O linfoma de Hodgkin geralmente pode ser curado se diagnosticado e tratado precocemente. De fato, o prognóstico é bom. Apenas 14% dos casos são diagnosticados como câncer em estágio um, enquanto 38% são diagnosticados como câncer em estágio dois.

Linfoma de HODGKIN

Câncer renal e da pélvis renal

O câncer renal e da pélvis renal é uma doença na qual as células do rim ou da pelve renal crescem descontroladamente. Essas células malignas se formam onde a  u r i n a  se acumula. Os sintomas podem incluir sangue na micção, dor persistente nas costas e perda de peso inexplicável.Quando o câncer renal e da pelve renal é detectado precocemente, o prognóstico para os portadores da doença é bom. No entanto, o diagnóstico precoce e localizado é desafiador devido à ausência de sintomas: cerca de 66% dos diagnósticos ocorrem no estágio um. O tratamento depende do tipo e do estágio do câncer.

Cancer renal e da pelvis renal


Câncer cervical

O câncer cervical é encontrado em qualquer parte do colo do útero. O exame Papanicolau é um procedimento de rastreamento vital usado para detectar câncer cervical em estágio inicial e alterações pré-cancerígenas nas células cervicais. Várias cepas do papilomavírus humano (HPV) desempenham um papel na causa da maioria dos cânceres cervicais. Na verdade, cânceres desse tipo são causados principalmente pela infecção persistente por HPV. Os exames ajudam a identificar lesões pré-cancerosas. A remoção dessas lesões pode prevenir o aparecimento do câncer. No entanto, apenas 44% dos casos chegam ao diagnóstico em estágio localizado.

Cancer cervical

Câncer de ovário

O câncer de ovário é um tumor maligno que se desenvolve em um ou ambos os ovários. As células cancerígenas se multiplicam rapidamente e podem invadir e destruir tecidos saudáveis do corpo. O câncer de ovário localizado tem tratamento, mas não há um exame de rastreamento específico. Os sintomas iniciais costumam ser vagos, dificultando a detecção precoce. Cerca de 60% dos casos são cânceres em estágio avançado no momento do diagnóstico — identificação que envolve uma combinação de exames pélvicos, exames de imagem, exames de sangue e, às vezes, cirurgia para confirmar a presença do câncer.

Cancer de ovário

Fontes: (Healthline) (Cancer Research UK) (World Cancer Research Fund) (Nature Medicine) (Cleveland Clinic) (Cancer Council)

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também