O uísque, também escrito whisky ou whiskey, é uma bebida destilada feita de grãos fermentados, como cevada, milho e centeio. Sua origem remonta à Irlanda, onde monges beneditinos começaram a produzi-lo por volta do século XV, chamando-o de "água da vida".
O uísque só se tornou popular para consumo recreativo após a dissolução dos mosteiros pelo rei Henrique VIII. Confira abaixo cinco curiosidades sobre um dos mais famosos destilados.
1. COMO É FEITO O WHISKY
O whisky é produzido a partir de grãos, assim como a cevada e o milho, depois destilados e envelhecidos em barris de madeira, como o carvalho, que conferem a bebida seu sabor característico.
O tempo de envelhecimento, ou seja, o tempo que o whisky passa dentro dos barris, determina se seu sabor será mais ou menos acentuado, além da qualidade da bebida. É por esse motivo que consideramos que, quanto mais velho o whisky, melhor ele é. O envelhecimento precisa ser de, ao menos, três anos, com as versões de 8, 12 e 18 anos sendo as mais comuns.
2. O WHISKY ENVELHECE NA GARRAFA?
Você já deve ter ouvido falar que, quanto mais velho o whisky, melhor. Porém, você precisa saber que a bebida só envelhece se estiver em contato com a madeira. Portanto, aquele whisky guardado há anos em uma garrafa, diferentemente do que ocorre com o vinho e determinados tipos de cerveja, não está envelhecendo ou alcançando uma qualidade melhor.
O mais provável é que, com o passar do tempo, a bebida perca seu sabor característico e se torne desagradável para consumo.
3. A ÁGUA ESTRAGA O SABOR DO WHISKY?
Talvez você acredite que, assim como acontece com outras bebidas, misturar água ao whisky possa deixá-lo mais fraco e modificar seu sabor. Mas, a verdade é que, diferentemente de outras bebidas alcoólicas, quando acrescentamos um pouco de água ao whisky, seu sabor e seu aroma são liberados mais rapidamente, ficando ainda mais potentes. Para isso, é importante acrescentar a quantidade correta de água: cerca de um quarto da quantidade de whisky a ser consumida.
4. O CERTO É WHISKY OU WHISKEY?
Embora não seja possível dizer exatamente quando e onde o whisky surgiu, é na Escócia e na Irlanda do século XV que encontramos pela primeira vez a bebida na forma mais próxima da que conhecemos atualmente.
Naquela época, o idioma falado na região era o gaélico, que denominava tal bebida como “uisce beatha”. Mais tarde, na Escócia, a expressão se transformou em whisky, assim como é conhecida também na Inglaterra e no Japão. Já na Irlanda, o termo foi abreviado para whiskey e, graças à imigração irlandesa, os Estados Unidos e o Canadá também adotaram a palavra. Portanto, podemos considerar ambas as formas como corretas.